Publicidade

Seja bem-vindo
Itajaí,11/05/2025

  • A +
  • A -

ITAJAÍ GANHA DESTAQUE NACIONAL NO RANKING DA GESTÃO DO TERRITÓRIO DO IBGE

Município é o melhor do estado no quesito da Gestão Empresarial

Foto: Secom

Itajaí foi listada como cidade destaque pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ranking da gestão do território. O município ocupa a 16ª colocação no ranking nacional e é a primeira cidade que não é capital e não pertence a nenhuma metrópole na lista. Em Santa Catarina, Itajaí lidera a lista no quesito de Gestão Empresarial, índice sobre as cidades com atividades empresariais que atuam de forma articulada e movimentam a economia nacional.
 
A Agência de Notícias do IBGE colocou o município ao lado de São Paulo na notícia sobre o relatório. A cidade paulista e maior do Brasil é líder no ranking, já Itajaí apresentou o maior crescimento nos índices que revelam a importância econômica e a gestão pública do território de nossa cidade e da região. Nas 16 páginas do Informativo do IBGE, Itajaí é a cidade catarinense mais citada (cinco vezes), a frente da capital Florianópolis (duas vezes), Balneário Camboriú e Camboriú (uma vez cada).
 
Economia é puxador do desempenho de Itajaí
Itajaí é destacada no relatório pela influência da gestão empresarial ao aportar uma cadeia produtiva interligada com outras regiões do país. O ranking também leva em consideração a presença da gestão pública com unidades de serviços estaduais e federais e a gestão do território ao cruzar os dados da iniciativa privada e do Estado.
 
A intensidade das ligações de Itajaí em relação às empresas instaladas na cidade, coloca Itajaí na 12ª posição do ranking nacional e a melhor cidade de Santa Catarina. O índice mede o número de sedes e filiais das empresas multilocalizadas, ou seja, presentes em mais de uma cidade do Brasil. Isso significa que nossa cidade aporta uma rede de empresas que estão presentes em outras cidades do Brasil e, com isso, se interligam de forma econômica e estrutural com outras regiões do país.
 
Outro índice de destaque é o de assalariados externos ao Município da sede da empresa. O indicador contabiliza a quantidade de funcionários assalariados que residem em cidades diferentes da sede da empresa. Nesse ranking nossa cidade é o grande destaque pelo seu crescimento no comparativo entre os anos de 2012 e 2021. “Entre as cidades que mais apresentaram crescimento relativo do número de assalariados externos, Itajaí (SC), notória por seu setor industrial e pelo polo naval/portuário, se destaca com 79,8%”, aponta o relatório do IBGE. O Município é litado ao lado de São Paulo (SP), Barueri (SP), Fortaleza (CE), e Curitiba (PR) entre as cidades com destaque no crescimento.

“O crescimento de Itajaí no ranking nacional comprova a solidez da nossa base econômica e a importância do município como um eixo estratégico para o Brasil. Nosso porto, indústrias e ambiente de negócios favorável continuam a ser pilares fundamentais para a atração de investimentos e geração de empregos", ressalta Gabriela Kelm, Secretária de Desenvolvimento Econômico.
 
Itajaí é destaque regional
Além de Itajaí, Camboriú e Balneári
o Camboriú são lembradas no relatório. As três cidades catarinenses compõem o que o IBGE chama de Arranjo Populacional e, por serem municípios com forte integração entre si e bom nível de gestão, acabam se destacando.

"A notícia que coloca Itajaí entre os mais bem colocados do país em gestão territorial é para nós a consequência de um trabalho que consiste na localização geográfica, na força de trabalho do setor privado e dos investimentos que o Município fez e fará ao longo dos próximos anos. Entendemos que a cidade tem um grande potencial e, com os investimentos previstos e os pacotes de projetos e obras, nós conseguiremos subir ainda mais nesse ranking. O Município de Itajaí está atento e junto com a sociedade vai construir um ambiente de negócios ainda melhor para uma cidade cada vez mais próspera", avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação João Paulo Kowalsky.
 
A Gestão de Território do IBGE apresenta a rede urbana brasileira, tanto do ponto de vista empresarial quanto da gestão pública. Os resultados divulgados permitirem conhecer a configuração das redes de difusão de informação e gestão do Território Nacional e o papel de comando de Itajaí na rede urbana brasileira do ponto de vista empresarial quanto da gestão pública.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.