Mirone Maria Longo de Campos
Sobrecarga Mental
Exaustão, dores de cabeça frequentes, pavio curto, acordar e ainda se sentir cansado, não conseguir lidar com tarefas simples.... são alguns sinais de sobrecarga mental!

Não é só o corpo que se cansa, a mente também pode sofrer desse mal, o que pode ser muito mais difícil de perceber e de curar.
Esgotamento Mental é marcado pelos excessos, originados de compromissos e rotinas agitadas, da infinidade de informações no uso das tecnologias, muitas vezes indo além das nossas capacidades de assimilação, desregulando o nosso sistema nervoso. Tudo isso eleva o hormônio do estresse (o cortisol) o que dispara uma série de sintomas físicos e mentais.
O estresse é um dos piores inimigos do cérebro. Ao longo do tempo ele destrói as células cerebrais e danifica o hipocampo, que é a região do cérebro envolvida na formação de novas memórias e na recuperação de antigas.
E é durante o sono que o cérebro consolida as memórias do dia anterior, organiza o pensamento, exercita a criatividade e prepara o cérebro para as atividades do dia seguinte.
Por que cuidar da nossa mente?
Uma mente em desequilíbrio pode desencadear doenças e transtornos mentais à longo prazo, por isso o cuidado é contínuo e preventivo.
Tudo bem, não estar bem o tempo todo, afinal faz parte da vida!
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. E que temos nossos momentos de altos e baixos.
Para viver com saúde é imprescindível buscar o equilíbrio entre Corpo, Mente e Alma, essenciais para o bem-estar integral.
Como posso, então, evitar o Esgotamento Mental?
- Mantenha a organização na sua rotina. Use agenda. Assim o cérebro poderá relaxar.
- Saiba dizer “não”. Observe as demandas e priorize; não se sobrecarregue.
- Não negligencie os momentos de lazer e de descanso, a Mente pede calma.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Adote hábitos de relaxamento como ouvir música, meditar, assistir um filme engraçado, dar boas risadas.
Em meio a tanta pressão em nossa vida agitada e adaptação as constantes mudanças, podem levar a desestabilização da Mente, fazendo-se necessário desacelerá-la, despoluí-la e eliminar os ruídos, silenciando-a, frequentemente.
E se sentir que não consegue melhorar, procure ajuda profissional.
Por: Mirone de Campos
Terapeuta Integrativa e
Master Coach
@mirone.dc
COMENTÁRIOS