Mirone Maria Longo de Campos
Como você sabe se está na zona de conforto?
Se você, frequentemente, não acorda animado, é inseguro, se sente paralisado, já não tem a mesma produtividade, diz “não” automaticamente, e está sempre procrastinando... são alguns sinais!

A Zona de conforto é um lugar delicioso, mas nada acontece lá!
Ela é um estado mental em que uma pessoa se sente segura e familiarizada com a sua rotina, evitando desafios e riscos.
Apesar de você se sentir confortável e acomodado, ela não é necessariamente boa, e que você esteja realmente feliz, sentindo-se satisfeito consigo mesmo e suas realizações.
Sair dela requer correr alguns riscos e fazer coisas que você não fez antes, mas que sejam proporcionais ao seu crescimento e com os objetivos que você pretende alcançar.
Sair da sua zona de conforto é necessário para o seu crescimento, pois todos os progressos acontecem fora dela.
Não é fácil sair, porque, como humanos, somos programados a economizar recursos físicos e cognitivos, e a evitar situações de risco. Embora nosso cérebro entenda que a zona de conforto seja um lugar seguro, permanecer nela significa inativar nossa habilidade de encarar mudanças; podendo levar à estagnação pessoal e profissional.
Muitas pessoas até querem fazer o movimento de sair da zona de conforto, no entanto, sentem-se paralisadas, inseguras em apostar em algo novo, sem ter um pensamento crítico sobre o contexto. Correndo o risco de ficar em um ciclo vicioso, sem chegar a lugar algum, sem enxergar um propósito em sua vida.
Reflita:
A Zona de Conforto é realmente confortável?
Posso responder por mim:
Sair dela me permitiu entender melhor o real sentido de crescer, inovar! E que sempre é tempo de se transformar em um ser humano e um profissional muito melhor e mais completo.
Me deparei com um mundo cheio de possibilidades. Sentimentos novos surgiram, situações novas apareceram, e o que é novidade se instalou na minha vida, fazendo um movimento de muita energia e aprendizado.
O que fazer para sair do comodismo?
. Talvez buscando o conhecimento!
Que foi o que eu fiz! Mudei de profissão, fiz novos cursos e aprendi novas habilidades que me permitiram inovar e ter acesso a muitas oportunidades.
. Talvez, Dizer sim para o próximo convite!!
. Ou, dar o primeiro passo para algo novo!
. Iniciar novos Hábitos diários seja meditação, exercícios físicos, caminhadas, leituras, algo que você goste e já não faz mais!
. Desafie-se!!
É no viver a vida que a mágica acontece! Quando você sai do comodismo o cérebro se obriga a trabalhar para você encontrar novas soluções!!
Por: Mirone de Campos
Terapeuta Integrativa e Master Coach
@mirone.dc
COMENTÁRIOS