Publicidade

Seja bem-vindo
Itajaí,12/05/2025

  • A +
  • A -

Exército dos EUA cria segunda zona militar na fronteira com o México para deter imigrantes

O Exército dos Estados Unidos anunciou a criação de uma segunda zona militar ao longo da fronteira com o México, ampliando a atuação das Forças Armadas na região em resposta à ordem do

REDAÇÃO
Exército dos EUA cria segunda zona militar na fronteira com o México para deter imigrantes DIVULGAÇÃO

O Exército dos Estados Unidos anunciou a criação de uma segunda zona militar ao longo da fronteira com o México, ampliando a atuação das Forças Armadas na região em resposta à ordem do presidente Donald Trump para reforçar o controle migratório no sul do país.

A nova área, batizada de Área de Defesa Nacional de El Paso, passa a integrar a estrutura do posto militar de Fort Bliss, no Texas, e se soma à já existente Área de Defesa Nacional do Novo México. O anúncio foi feito pelo Comando Norte dos EUA (USNORTHCOM) na quinta-feira (1º).

Com a medida, militares agora têm autorização para deter imigrantes que cruzam ilegalmente a fronteira dentro dessa zona específica, antes de entregá-los à Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês). As áreas são tratadas como extensões de instalações militares, o que permite aos soldados realizar patrulhas, buscas e contenção temporária de pessoas consideradas intrusas.

“O estabelecimento de uma segunda área aumenta o alcance operacional e a eficácia na negação de atividades ilegais ao longo da fronteira sul”, afirmou o general Gregory Guillot, comandante do Comando Norte dos EUA. Ele explicou que os militares da Força-Tarefa Conjunta – Fronteira Sul já atuam com patrulhas móveis e postos de observação, e agora podem também realizar detenções temporárias nesses territórios.

Em abril, o Departamento de Defesa dos EUA assumiu jurisdição sobre certas terras federais ao longo da fronteira, incluindo a Reserva Roosevelt — uma faixa contínua de 18 metros de largura adjacente à linha divisória entre os dois países. Essas áreas foram militarizadas com a construção de trechos do muro, sensores de detecção e sistemas de monitoramento.

Segundo as autoridades, vários imigrantes já foram presos na Área de Defesa Nacional do Novo México, o que motivou a ampliação da estrutura com a nova zona militar em El Paso. A medida é parte de uma estratégia mais ampla do governo Trump para militarizar a fronteira e conter o fluxo de imigrantes indocumentados, frequentemente em busca de asilo ou melhores condições de vida nos Estados Unidos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.